29 de agosto de 2008

METADE

Que a força do medo que tenho
Não me impeça de ver o que anseio
Que a morte de tudo em que acredito
Não me tapem os ouvidos e a boca
Porque metade de mim é o que eu grito
Mas a outra metade é silêncio

Que a música que ouço ao longe
Seja linda, ainda que tristeza
Que o homem que eu amo
Seja pra sempre amado
Mesmo que distante
Porque metade de mim é partida
Mas a outra metade é saudade

Que as palavras que eu falo
Não sejam ouvidas como prece
Nem repetidas com fervor
Apenas respeitadas
Como a única coisa que resta
A uma mulher inundada de sentimentos
Porque metade de mim é o que ouço
Mas a outra metade é o que calo

Que essa minha vontade de ir embora
Se transforme na calma
E na paz que eu mereço
E que essa tensão
Que me corroi por dentro
Seja um dia recompensada
Porque metade de mim é o que penso
Mas a outra metade é um vulcão

Que o medo da solidão se afaste
E que o convívio comigo mesmo
Se torne ao menos suportável
Que o espelho reflita
Em meu rosto um doce sorriso
Que eu me lembro ter dado na infância
Porque metade de mim
É a lembrança do que fui
A outra metade eu não sei

Que não seja preciso
Mais do que uma simples alegria
Para me fazer aquietar o espírito
E que o teu silêncio
Me fale cada vez mais
Porque metade de mim é abrigo
Mas a outra metade é cansaço

Que a arte nos aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade
Para fazê-la florescer
Porque metade de mim é platéia
E a outra metade é canção

E que a minha loucura
Seja perdoada
Porque metade de mim
É amor
E a outra metade...
Também

Oswaldo Montenegro

27 de agosto de 2008

Vive dentro de mim
Uma cabocla velha
De mau-olhado,
Acocorada ao pé do borralho,
Olhando pra o fogo.
Benze quebranto.
Bota feitiço...
Ogum. Orixá.
Macumba, terreiro.
Ogã, pai-de-santo...

Vive dentro de mim
A lavadeira do Rio Vermelho.

Seu cheiro gostoso
D’água e sabão.
Rodilha de pano.
Trouxa de roupa,
Pedra de anil.
Sua coroa verde de são-caetano.

Vive dentro de mim
A mulhar cozinheira.
Pimenta e cebola.
Quitute bem feito.
Panela de barro.
Taipa de lenha.
Cozinha antiga
Toda pretinha.
Bem cacheada de picumã.
Pedra pontuda.
Cumbuco de coco.
Pisando alho-sal.

Vive dentro de mim
A mulher do povo.
Bem proletária.
Bem linguaruda,
Desabusada, sem preconceitos,
De casca-grossa,
De chinelinha,
E filharada.

Vive dentro de mim
A mulher roceira.
– Enxerto da terra,
Meio casmurra.
Trabalhadeira.
Madrugadeira.
Analfabeta.
De pé no chão.
Bem parideira.
Bem criadeira.
Seus doze filhos,
Seus vinte netos.

Vive dentro de mim
A mulher da vida.
Minha irmãzinha...
Tão desprezada,
Tão murmurada...
Fingindo alegre seu triste fardo.

Todas as vidas dentro de mim:
Na minha vida –
A vida mera das obscuras.

(Cora Coralina)

"BOUA TARDEEEE"

Ah!! Esse final de semana constatei que eu e o Kafu, salvamos a árvore de carambolas, ai fiquei imensamente feliz, dei muuuitos beijinhos nela...Sabe aquela sensação de missão cumprida, um belo casulo de borboleta nela, toda florida, com um beija flor junior (lindoooooooo), e o tico de volta na área...Sabe que domingo ele até levou uns amigos por lá, mas viram que ainda não tem frutos, acho que foram conhecer o lar só...rs
Foi um fds de muita páz, trabalho espiritual e encontros fantásticos...
Ah!!! Como tenho me sentido bem novamente, como é ímpar para minha vida sorrir, é meu alimento...E graças a todos aqueles que estiveram ao meu lado, seja em matéria ou em espírito estou trazendo minhas conquistas de volta a tona, isso é muito importante.
Só preciso resolver esse problema do sono, pq isso está sendo um probleminha ( bem inho viu gente), mas preciso voltar a dormir na hora que se habitualmente as pessoas fazem isso, chego em casa e deito para dar uma descansadinha, aí ja viu....Pra isso é preciso controle e determinação, mas darei um jeitinho bem rápido, isso não é nda dentro do percurso da vida.
É isso, acho que o amor a vida, a vontade de viver e ser feliz...O sentimento AMOR que tenho dentro de mim, o equilibrio que tenho buscado a cda dia entre matéria e espírito me fez amenizar as dores, trazerem a tona bons momentos e acreditar que foi uma onda...Gde, perigosa, mas eu soube sair dela e nadar até a praia de uma maneira bem tranquila...Fico feliz por mim, pelo meu eu.

Beijinhos cheio de brilho e boas energias para a Bebein e para a Louraaaa, foi niver delas essa semana, e niver é o começo de um novo ano, de um novo ciclo....Então que elas encontre o mundo do Arco Íris de cda uma, e tragam pra dentro de si a felicidade plena!!

Beijinhos doces a todos!!

24 de agosto de 2008

22 de agosto de 2008

Retrato do poeta quando jovem


Há na memória um rio onde navegam
Os barcos da infância, em arcadas
De ramos inquietos que despregam
Sobre as águas as folhas recurvadas.

Há um bater de remos compassado
No silêncio da lisa madrugada,
Ondas brancas se afastam para o lado
Com o rumor da seda amarrotada.

Há um nascer do sol no sítio exacto,
À hora que mais conta duma vida,
Um acordar dos olhos e do tacto,
Um ansiar de sede inextinguida.

Há um retrato de água e de quebranto
Que do fundo rompeu desta memória,
E tudo quanto é rio abre no canto
Que conta do retrato a velha história

(JOSÉ SARAMAGO)

21 de agosto de 2008

A espiritualidade e EU...

A espiritualidade me trouxe caminhos unacreditáveis, foi com ela que me conheci, foi com ela que consegui trazer a tona minha sensibilidade, o colorido da vida...Consegui vencer diversos fantasmas que estavam preso ao meu EU.
Aprendi a olhar para aqueles que estão ao meu lado, a ver a vida e as pessoas com amor, a contemplar a natureza, e viver ao lado dos meus animais, no qual nutro um amor incondicional.
Ela tbém me ensinou a conviver e entender as perdas da vida, a saber que todos nós temos um destino único, e não importa o vínculo que tenhamos nesse plano, cada um tem seu EU, seu plano traçado.
Não suportei viver longe dela por muito tempo, o vazio dentro da minha alma foi muito mais intenso do que imaginei, acho que o amor me fez viciar nesse caminho, aquele que escolhi para minha vida, até meus últimos dias.
Tenho a cada dia aprendido um pouco mais, tem aflorado a cada dia um lado da minha espiritualidade...

Queria fazer alguns agradecimentos especiais, para aqueles que me ajudaram a me encontrar, que me ajudaram a construir meu alicerce, minha fortificação e que sei que ainda vão me guiar e olhar por mim até meu último dia nesse plano...

Obrigada Flávio, por me entender, por me ensinar a ser EU, sem vírgulas ou paragrafos, a me ensinar que minha sensibilidade era algo para ser conquistada pelo próximo e não doada, enfim, a trazer minha essência de vida.

Obrigada Ogun Onire, Pai Antonio, Zé Pilintra e Tranca Ruas, por me ensinarem o caminho da fé, da busca e da confiança em mim e no meu próximo.

Obrigada minha mãe Oya e Maria do Balaio, por estarem a cda dia do meu lado, me guiando, protegendo e sendo o pilar desse alicerce que se fortifica a cda dia, vcs são meu EU.

Beijinhos caramelizados a todos

19 de agosto de 2008

Final de semana!!

Adoro os finais de semana, nossa são momentos meu, com minhas coisas, com as pessoas que amo....A-D-O-R-O estar em Sorocaba, aquela terra me dá vida, é coisa impressionante...rs
Tive um fds tranquilo, de muito trabalho no Terreiro, com experiências fantásticas, esse mundo espiritual nos surpreende a cda dia, eita.
Este próximo pretendo ficar por aqui e resolver coisas minhas, chamar a De e o Fu para uma gelada, ou talvez role o nover da LOURAAA DILIIIICIIIA, saudades dela, saudades de tantas coisas....hehehehehehhehehhehe
Tenho tido dias tranquilos, muito mais calmos agora, preciso mesmo só direcionar algumas coisas que ainda estão vagando, mas isso tenho consciência que vou fazendo aos poucos, afinal, agora que voltei a ficar em pé sozinha, caminhando com passos mais precisos e firmes...
Tenho alguns objetivos sérios, como sempre fui muito determinada vou focá-los a todo custo para ver se até meados do ano que vem eles estejam concretizados...
Ultimamente estou precisando de um pouco de aventuras, coisas novas...Afff, a rotina é coisa pra louco, chega uma hora que não me aguento mais...
De mais, tudo em "paiz"....

Um bju bem gostoso, com o sabor mais doce que possa existir para minha mãezinha, que mudou de plano, mas tenho certeza que ainda olha por mim, um outro para meu papai, que tem sido o velhinho mais gostoso e mais doce comigo...AMO VCS!!!

Bjus e até mais!!

Alguns Protestos...

Quero deixar registrado aqui minha insatisfação com o mundo dos papéis. Em pleno século XXI, e ainda é um absurdo a falta de consciência para um mundo futuro, gentemmmmmmmmmmmm, é incrível, vc sai de casa para ir ao Shopping e se passar por 10 semáforos adquire 10 folders diferentes ( e ainda fazem cara feia se vc disser...MUITO OBRIGADA, mas não quero ), aí entra ao Shopping e na portaria lhe dão mais uns 5, volta para casa e pega os 10 novamente, entra no supermercado mesma coisa, anda no centro da cidade mesma coisa, e se estaciona o carro vc encontra milhares no seu limpador de parabrisa.
PELOAMORDETODOSOSSANTINHOSEDAMAMÃENATUREZA, CHEGAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!
Está na hora das pessoas encararem toda essa situação de uma maneira clara e séria, todos esses papéis vão para o lixo ou pior para rua, e pior ainda, aquelas propagandas não servem PRA NADA, acho que até hoje peguei uns dois ou três que me interessaram e mesmo assim pra nada serviu.
Se não adquirirmos consciência de futuro, viveremos num mundo sem vida e horrível, isso chega a ser deprimente, mais uma vez todos estão preocupados com seus umbigos...
Vamos acordar, please!!!

17 de agosto de 2008

O dia seguinte...

Como a fênix renasce das cinzas, assim sou eu, nesta nova etapa da vida: livre das amarras das "certezas" de antes, "certezas" essas que de nada me valeram quando me foram mais necessárias, pois nada mais eram do que uma prisão dogmática, que não permitia uma visão clara do mundo. Então, melhor perdê-las e renascer, livre para o conhecimento espiritual, para questionar toda "verdade absoluta" e para entender as coisas como elas são. Terminada a demolição das "certezas" do passado, nasce a convicção de que há muito a (re)aprender. Livre de verdades absolutas, posso, então, buscar constuir a verdadeira paz, já que a verdade "do outro" também é verdadeira.

13 de agosto de 2008

Bom Dia flores do diaaaaaaaa!!!

Hoje estou praticamente um arco íris...rs
Acordei muuuito bem, tenho passado esses últimos dias óooootimos, isso é bem legal, supera minhas expectativas...kkkkkkk
Bom, dentro de todas as minhas atividades, a prioridade é estudarmos algo para fazer a noite, o ócio e a solidão definitivamente não fazem parte do meu EU, então acabo me irritando um pouco com essa situação, o que me faz sair da sintonia que tenho trabalhado todo meu corpo e alma nesses últimos dias.
Tenho váaarias idéias, mas nenhuma me animou por completo ainda, talvez comece a estudar, fazer algum curso, ou algo parecido...Queria muito fazer yoga tbém...Vamos ter que analisar os pros e contras de tudo...
Eu e minha razão...kkkkkk...Tudo tenho que por no lápis, tudo tenho que estudar, tudo tenho que pensa com cautela...Ainda não aprendi que a maioria das coisas que fiz com o coração na vida, foram as mais certeiras...Ah!! Um dia eu aprendo...

É bom estarmos coloridos por dentro, isso abrem portas, janelas e esperança...Faz com que eu acredite que posso voltar a ser mulher...Amar e ser amada!!!

Bejinhos lindos a todos, em especial a minha amiga Serena que deu um up em seu modelo, tá gata, arrasando e se amando, essencial pra vida.

...

Tenta esquecer-me...
Ser lembrado é como evocar
Um fantasma...
Deixa-me ser o que sou,
O que sempre fui, um rio que vai fluindo...
Em vão, em minhas margens cantarão as horas,
Me recamarei de estrelas como um manto real,
Me bordarei de nuvens e de asas,
Às vezes virão a mim as crianças banhar-se...
Um espelho não guarda as coisas refletidas!
E o meu destino é seguir... é seguir para o Mar,
As imagens perdendo no caminho...
Deixa-me fluir, passar, cantar...
Toda a tristeza dos rios
É não poder parar!

Mario Quintana

12 de agosto de 2008

Boa Tarde!!!

Todos nós devíamos trazer um pouco de poesia para os nossos corações, isso é tão bom...E pra mim tão real...rs
Estou um pouco triste com meu pé de carambolas, não estou conseguindo fazer com que ele melhore, ja tentei tdo que me ensinaram, agora estou depositando todas as minhas expectativas na chuva, tomara que ela tenha trazido o gde remédio da mamãe natureza....Nem minhas amigas borboletas estão passeando muito pelo quintal, isto está deixando a Bia triste, pq fica o dia todo correndo atrás delas e latindo feito um porquinho branco...rs
Também estou um pouco preocupada com a Leila, de novo, ela anda cabisbaixo, comendo tão pouco, aí ja viu, "mamãe cã" mima ainda mais a criança, ela precisa de amor pra viver...tadinhaaaaa...
Esses dias estou bem diferente, bem mais legal comigo mesma, acho mesmo que dependia de mim...Eu tinha que colocar um basta, não tive angústias, estou conseguindo colocar minha vida de volta nos trilhos, e o melhor...Essa semana consegui voltar a ler, trouxe minha concentração, acho que fui buscá-la na marra...kkkkkkkkk...Isto ja me ajuda muuuuito.
No mais tdo em "paiz"...Seguindo sempre em frente...

Ah!! Parabéns pelo baby minha amiga e BELAOXUM (Cléo), criança é vida...E vida é luz, que papai do céu ilumine todos vcs a cda dia.

Bejinhos

Uma poesia...

Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem acabei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é,
Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo
É do que nasce e não meu.
Sou minha própria paisagem;
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só,
Não sei sentir-me onde estou.
Por isso,
alheio,
vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que segue não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo : "Fui eu ?
"Deus sabe, porque o escreveu.

ELE....Fernando Pessoa

7 de agosto de 2008

Um dia difícil...

Tive uma noite difícil, de muitas lembranças, foi inevitavel, muito mais forte do que meu eu...Hoje o FLÁVIO faria 50 anos, como a vida é engraçada, fizemos tantos planos para essa data, até pq sempre dizia a ele que era a Bodas de Ouro da VIDA, e que não é todo dia que faríamos 50 anos, ele sempre ria dizendo que queria lembrá-lo de que estava ficando velho.
Gostaria muito de ter acordado hoje do seu lado, ter preparado um café da manhã especial e lhe dizer que o amava muito além daquilo que um dia imaginei que era o amor, MAS NÃO TIVE esse momento.
Afff, tenho a sensação as vezes que isso nunca vai acabar, como gostaria de dar muuuitos passos lá na frente, como gostaria que tdo isso acabasse, não quero mais sofrer, não quero mais lágrimas....NÃO QUERO MAIS...

Te amei da maneira mais doce, sensível e plena que pra mim poderia existir, foi meu marido, meu amigo, meu companheiro...Mas realmente está na hora de desligar todo esse vínculo e deixar dentro do meu coração as boas lembranças, eu preciso voltar a viver, a ter esperança de amar, acreditar que posso ser feliz.

Espero não voltar mais aqui com lágrimas no rosto, espero voltar aqui sorrindo, pra dizer que estou em estado pleno de felicidade...

FIQUE EM PAZ!!!