9 de junho de 2009

Perder é inevitável!!

Pois é, falar de percas em nossa vida é sempre muito difícil... Difícil de assimilarmos, de aceitarmos, de conseguirmos enxergar algo bom dentro dessas percas.

Apesar de nunca refletirmos que se as percas não são por conta da vida, do nosso destino ou até mesmo do destino do próximo, elas podem ser pelo fato de cuidarmos muito pouco, de só avaliarmos nossas falhas quando perdemos, de dificilmente fazermos uma análise interior. Já reparou como é difíceis o encontro de nós com nosso próprio EU, como é difícil nos enxergarmos e conviver conosco... Pois é, isso faz parte daqueles momentos de solidão, é sozinhos que conseguimos nos encontrar, nos avaliar e nos conhecer.


Sendo assim nossas percas são sempre relacionadas com alguém, sempre vamos procurando um “culpado”, ou um motivo para despejarmos aquilo que nunca conseguimos ver... Nós e nossas falhas!!

Já pararam para pensar como também não somos preparados para perder na vida??

Somos privados de sentir a dor da perca, seja ela de uma dimensão maior ou de um simples brinquedo, e assim fazemos com nossos pequenos, não somos preparados, sendo assim não preparamos as crianças para trabalharem com esse sentimento. O reflexo do sofrimento de cada um com as percas que a vida nos dá ao longo da vida, é o tamanho da preparação que cada um tem quando ainda em formação.

Muitos perdem sua essência com suas percas na vida, não sabem lidar com isso, deixam de viver, começam então um longo caminho que já não tem mais volta e se fecham naquilo que um dia tiveram. Outros caem, sofrem, porém não se intimidam... Levantam e conquistam um novo começo, corre atrás de uma nova conquista. Isso faz e muito a diferença!!

Devemos então começar a refletir o quanto é importante preparar uma criança pra isso, mesmo que chore, com amor e carinho não existe traumas... Ela precisa entender o preço da responsabilidade, ela precisa aprender a cuidar, a cultivar... E ela precisa aprender que a vida é faceira, que por conta de um destino que não conseguimos dominar ou mudar vão existir muitas percas ao longo de seu caminho.

Quanto a nós, adultos, devemos entender que qualquer perca na vida é válida uma reflexão... É válido refletir o que queremos, o que não queremos, o que precisamos amadurecer em nossa alma, o que precisamos abrir mão, o que precisamos moldar... O quanto deve cultivar... E que quando a vida nos brinda com a perda de algo muito valioso, devemos enxergar que um dia ela nos presenteou, devemos analisar o quanto amamos e cuidamos desse presente, e que nosso destino é UNO... É válido construirmos uma vida ao lado de alguém, mais não é válido depositarmos todas as nossas expectativas e frustrações nesse alguém, não é válido nos anularmos... E é necessário entender que um dia podemos perder, seja pela vida ou pela falta de cultivo... Independente disso devemos fazer nossa reflexão diária, do quanto estamos cultivando isso, pra que um dia não precisemos apontar dedinhos para procurar o caminho do erro.

Lembrem-se... Podemos perder tudo nesta vida, qualquer coisa que achamos que temos é vulnerável, menos nossa alma e espírito... Então é disso que devemos cuidar, pra que independente do que a vida nos reserve estarmos preparados para receber!!

Beijinhos coloridos a todos, com sabor de um sol lindo que está hoje!!

Nenhum comentário: